Tradução do paper de Michael W. Cooper, Head of Quality Engineering, Transamerica em https://techbeacon.com/app-dev-testing/10-things-you-need-know-outsourcing-testing

 

Pelos últimos 17 anos, vetei centenas de contratos de teste, consultores e até larga escala/multimilionários serviços gerenciados de teste. Se queres evitar caros equívocos em terceirização de Testes, escute e aprenda com minhas experiencias.

 

Mesmo quando estás seguro em terceirizar, tenha um plano, e saiba quais testes você quer executar, o processo de escolher um parceiro é difícil porque muitos integradores de sistema parecem e soam muito similares. Quando liderei a área de QA e Testes na T-Mobile US, por exemplo, eu recebia dezenas de chamadas por mês de vendedores, cada qual afirmando que poderia salvar dinheiro e melhorar a eficiência dos testes. Eu tive que desenvolver um método para vetar os vendedores e suas afirmações, o que levou ao desenvolvimento da minha lista de avaliação.

 

Este simples checklist inclui as 10 principais considerações ao escolher um parceiro de teste estratégico. Cada item é baseado na minha experiencia e nas experiencias dos meus pares. 

 

  • Taxas baixas não são iguais a baixo custo total

Em se tratando de Terceirização, a velha máxima “se parece bom demais pra ser verdade, provavelmente é” faz sentido. Uma vez recebi uma oferta de um time de recrutamento que havia negociado uma taxa de $8,00 por hora para um recurso de teste offshore. Quando chequei os detalhes, os sistemas integradores que ofereceram o serviço de baixo custo estava planejando abrir um escritório na china mas não havia montado o escritório ainda e não tinha testadores no país de origem. Com sistemas críticos á serem testados, eu não estava disposto fazer do meu negócio a cobaia para este experimento. Caso você esteja tentado a selecionar um vendedor que te oferece um exército virtual de testadores pelo que parece um preço atrativo, mas pela minha experiência, usar um pequeno time estrela de testadores é mais efetivo que confiar em um grande número de trabalhadores destreinados.

 

  • Experiência no segmento conta… e MUITO

Cada segmento tem processos de negocio únicos, então trazer um testador que nunca tenha trabalhado no segmento apenas atrasará seus esforços de teste. Por outro lado um time de QA”s profissional que entenda como seu negócio funciona não apenas acrescentará eficiência para os testes mas pode ajudar que as áreas com maior impacto recebam a maior prioridade nos testes.

 

  • Contratar equipe ou um serviço gerenciado?

Se você precisa de testadores para um projeto de curto período, aumentar a equipe é usualmente a melhor abordagem. Entretanto, se sua empresa precisa de suporte contínuo e a expertise necessária não é seu core-business/foco de atuação, um serviço gerenciado terceirizado pode ser muito efetivo. Em um temporário serviço gerenciado, o parceiro de teste terá incentivo para fazer o trabalho mais eficientemente, melhorando processos de acordo com o acordo/contrato bem negociado.

 

  • O seu parceiro tem um framework tecnológico e as melhores práticas?

Certifique-se de perguntar pro vendedor qual propriedade intelectual única e quais melhores práticas ele pode trazer pro seu projeto. Você quer um time que já fez o trabalho antes e destilou seus anos de experiencias e sucessos completando projetos em um esquema de melhores práticas, aceleradores, metodologias e kit de ferramentas. Tendo estas qualidades, seu parceiro ajudarão a acelerar seus esforços em Qualidade e reduzir o seu tempo para o mercado (time to Market).

 

  • Compatibilidade cultural: O sapato serve?

Compatibilidade cultural é tão importante quanto qualquer outro critério. Seu parceiro deveria se dispor a conhecer sua organização, as pessoas e outras empresas que trabalharam com você em algum projeto. Ele pode trabalhar no seu ritmo, comunicar as informações como você precisa, e estar preparado para lidar com o nível de caos que existe em seu ambiente de trabalho? Se ele não pode lidar com a maneira com que você trabalha, provavelmente não é uma boa parceria, não importa quão bom tecnicamente ele é. Em adição, se você precisa de um grande serviço gerenciado, é importante também ter um recurso interno/on-site para garantir “accountabilidade”.

 

  • Seu parceiro fala “Ágil-ês”?

O Papel de Testar em práticas ágeis é bem documentado e entendido, entretanto muitas organizações ainda lutam com a integração dos testes e da qualidade em seus métodos ágeis de entrega. Escolha um parceiro que tenha visões similares sobre como o teste se encaixa em seus métodos de desenvolvimento. Se, por exemplo, você está usando ágil e seu parceiro não pode começar testar antes que os requisitos para todo o sistema estiverem finalizados e entregues, você tem um problema.

 

  • Fazer negócios com seu parceiro é fácil?

Transparência, cobranças acuradas, comunicação limpa, bom entendimento das prioridades, e a habilidade de responder rapidamente às necessidades cambiantes? Estas qualidades são essenciais para um parceiro terceirizado. Certifique-se de perguntar se um vendedor está planejando fazer o trabalho com seus próprios colaboradores ou se pretende “quarteiririzar” para uma outra organização. Isto acontece, e não é uma coisa ruim se seu parceiro escolher “quarteirizar”, mas ele precisa deixar isto claro e você precisa estar confortável com este acordo.

 

  • Onshore e offshore: Qual é a correta proporção?

Yoav Ziv, o cabeça dos testes na Amdoc, gosta de teste offshore como um limão que foi espremido à exaustão. A economia nos custos conseguida com a argumentação de trabalho puramente offshore, diz ele, se extinguiu. Enquanto o trabalho offshore permanece essencial para muitos vendedores, por si mesmo não entrega substanciais benefícios. Ao invés, persiga a abordagem “rightshoring”, na qual você aloca times em locais  que fazem mais sentido para o sucesso do projeto.  Isto pode significar que alguns recursos estão onsite, na sua localidade, e outros trabalham remotamente e outros ainda mais offshore. Enquanto há o correto nível de comunicação entre os times e eles conseguem trabalhar bem juntos, não deve importar onde eles estejam alocados.

 

  • Confira as referências

Evidentemente que você fará a diligência para conferir e confirmar as referências que o vendedor trouxe até você, mas vá além e pesquise o mercado. O que os seus concorrentes estão usando? Qual vendedor está ganhando margem na indústria? Conferiu relatórios de analistas e análises de mercado?  Você terá uma visão mais clara sobre a perspectiva do vendedor em relação a fatia e posicionamento no mercado. Assim que tiver referências positivas, é bom dar aos parceiros oportunidades em pequenos negócios e então aumentar o escopo de responsabilidades enquanto começam a construir confiança.

 

  • Visão e Inovação

Estar à frente da curva é um grande plus para qualquer prospectado provedor de serviço. Quando você está terceirizando testes, você quer encontrar um parceiro que te guie baseado em o que se passa na indústria, compartilhando experiências, e propondo novas ideias, abordagens “frescas” e diferentes ângulos. Um vendedor que te ajude a focar em seus esforços, nas áreas certas, tecnologias e tendências, é mais provável de se tornar um parceiro estratégico de longa data.

 

Esta é minha lista. O que é mais importante pra você ao selecionar um parceiro terceirizado para os Testes?