Modelo Cascata

Representando o ciclo de vida tradicional do desenvolvimento de software, o modelo Cascata inclui 6 fases consecutivas: Planejamento, análise, desenho, implementação teste e manutenção.    

SDLC Waterfall Model

Na fase de Testar um produto, já desenhado e codificado, este é intensivamente testado antes do lançamento. Entretanto, a prática mostra que erros e defeitos do software ENCONTRADOS NESTA FASE podem ser muito caros para serem consertados, pois o custo de um defeito tende a aumentar ao longo do processo de desenvolvimento.

Por exemplo, se há um erro nas especificações, detectá-lo cedo, no estágio do planejamento não causaria grandes perdas para o seu negócio. Entretanto, o dano cresce exponencialmente ao longo dos outros estágios do processo. Se tal erro/bug é detectado no estágio do desenho, você precisará retrabalhar seu desenho para conserta-lo. Mas se você não conseguir detectar o erro antes que o produto seja construído, você poderá ter que fazer grandes alterações tanto no desenho quanto no código fonte. Isto vai requerer significativa quantidade de esforço e investimento.   

O mesmo ocorre para erros produzidos no processo de implementação.  Se a feature/característica tem uma falha em sua lógica, construir mais funcionalidades em cima desta pode causar sérios danos no longo prazo. Assim, é melhor testar cada feature/característica enquanto o produto está sendo construído. Aqui é que métodos ágeis iterativos se mostram benéficas. 

________________________________________________________________________________________________

Data: 30/10/2019
Fonte: altexsoft.com
Tradução: Michael Mendes