Sendo uma parte integral do processo de desenvolvimento de software, Agile quebra o processo de desenvolvimento em artes menores, iterações e sprints. Isto permite aos testadores trabalhar em paralelo com o resto do time ao longo de todo processo e corrigir os erros e falhas imediatamente depois que ocorrem.

    O principal propósito de tal processo é entregar novas features rápido e com a melhor qualidade. Assim esta abordagem é menos custosa: Consertar os problemas cedo no processo de desenvolvimento, antes que mais problemas se avolumam, é significativamente mais barato e requer menos esforço. Ademais, comunicação eficiente com o time e envolvimento ativo dos stakeholders aceleram o processo e permite decisões mais bem embasadas/informadas.   

   A abordagem de Testes Ágeis está mais relacionada com construir práticas de QA em oposição com ter um time de QA. Amir Ghahrai, consultor Senior de Testes na Amido, comenta o assunto:    “Construir um time de QA, nós caímos no perigo de separar os testadores das vitais conversas entre os donos do produto (PO), e os desenvolvedores, etc. Em projetos Ágeis, QA deve ser embebido nos times de Scrum, porque Testes e Qualidade não são uma preocupação para depois. Qualidade deve ser pensada e garantida desde o começo.”

_______________________________________________________________________________________________________________

Data: 06/11/2019
Fonte: altexsoft.com
Tradução: Michael Mendes