Como ponto inicial para a execução dos testes, precisamos definir qual é o assunto para o teste. E para responder a esta questão, times de QA desenvolvem casos de teste. Em resumo, um caso de teste descreve as pré-condições, resultados esperados, e pós condições de um cenário de testes específico, objetivando a verificação da característica em relação a um requisito básico.

A próxima etapa na execução dos testes é preparar o Ambiente de Testes. O critério principal para esta parte é garantir que o ambiente de testes é tão próximo quanto possível ao ambiente atual do usuário final (hardware e software).  Por exemplo, um ambiente de teste típico para uma aplicação web deve incluir um servidor web, banco de dados, OS e browser.

O processo de teste de software identifica duas grandes categorias: Testes estáticos e testes dinâmicos.

Testes estáticos inicialmente examinam o código fonte e documentos de projeto do software para pegar e prevenir defeitos anteriores no ciclo de vida do teste de software. Também chamada de técnica da não execução, ou testes de verificação, Testes estáticos podem ser desempenhados como inspeções, informal e revisões técnicas, ou revisões durante as reuniões de walkthrough. Revisão informal é uma variável barata do teste que um analista QA pode conduzir à qualquer momento ao longo o projeto.  Inspeção, também chamada de revisão formal, é planejada e controlada pelo moderador. Durante a reunião de revisão, falhas encontradas pelos analistas de QA são discutidas e documentadas no relatório da reunião.   

Assim que as principais preparações são concluídas, o time procede com os testes dinâmicos onde o software é testado durante a execução. Este paper têm foco maior no processo de Teste dinâmico como mais pratico e comumente usada forma para validar comportamento de código. Testes dinâmicos podem ser descritos por métodos, níveis e tipos de atividades bases de QA. Olhemos este segmento do processo de testes dinâmicos.

Métodos de teste de Software são as formas  com que os testes são conduzidos. Eles incluem testes de caixa-preta, de caixa-branca, de caixa-cinza e ad hoc testes. 

Níveis de testes Software descrevem os estágios do desenvolvimento do software quando os testes são conduzidos. Isto dito, existem 4 estágios progressivos de níveis de testes baseados na área que focam no processo de desenvolvimento do software: Testes Unitários, Testes de Integração, testes de sistema, e testes de aceite do usuário (uat).   

 

Tipos de teste de Software são as abordagens e técnicas que são aplicadas em dado nível usando o método apropriado para endereçar o teste de requisitos da maneira mais eficiente. Eles são vastos em números enquanto servem diferentes objetivos.  Para resumir, você pode usar teste de caso (um tipo) durante testes de sistema ou aceite (um nível) usando testes de caixa-preta (um método).

_______________________________________________________________________________________________________________

Data: 05/12/2019
Fonte: altexsoft.com
Tradução: Michael Mendes