Para aqueles que têm experiência em Ágil, DevOps gradualmente se torna uma pratica comum. Esta nova metodologia de desenvolvimento de software requer alto nível de coordenação entre as várias funções da cadeia de entrega, nomeada desenvolvimento, QA e operações.   

 A DevOps lifecycle

DevOps é frequentemente referido como uma extensão do Ágil, fazendo a ponte entre desenvolvimento, QA e operações. Entretanto, diferente de Ágil, DevOps inclui o conceito de desenvolvimento contínuo onde o código, escrito e entregue para o controle de versionamento será construído, entregue, testado e instalado no ambiente de produção, e o que já está para ser consumido pelo usuário final.  DevOps dá grande ênfase em ferramentas de Automação e Integração contínua que permitirão entregas em alta velocidade de serviços e aplicativos. 

O fato dos testes estarem presentes em cada estágio no modelo DevOps de desenvolvimento muda o papel dos testadores e da ideia geral dos Testes. Assim, para ser possível eficazmente desempenhar atividades de testes, é esperado dos testadores ter perícias técnicas e até ter boas noções de codificação.   

De acordo com a pesquisa PractiTest, a tendência ágil é líder indisputada, enquanto quase 90% dos respondentes trabalham ao menos em algum projeto Ágil dentro de suas organizações. Dito isto, um terço dos respondentes ainda está aplicando o modelo cascata em alguns projetos, seguindo decréscimo constante no uso deste, DevOps continua crescendo apenas mais devagar que antes.

_______________________________________________________________________________________________________________

Data: 13/11/2019
Fonte: altexsoft.com
Tradução: Michael Mendes