Assim como não há Software perfeito, os testes nunca são 100% completos. É um processo contínuo. Entretanto existe o chamado “critério de saída”, que define se houveram testes suficientes conduzidos, baseados na análise de risco do projeto.  

Existem pontos comuns que são apresentados majoritariamente no critério de saída:

  • Execução dos casos de Teste é 100% completada.
  • O sistema não tem defeitos de alta prioridade.
  • O desempenho do sistema é estável independente da introdução de novas características.
  • O software suporta todas plataformas necessárias ou browsers.
  • Testes de aceite de usuários são completados.

Assim que todos estes critérios (ou qualquer critério eu tenhas definido no projeto) são atingidos, os testes chegam ao seu final.

Os logs dos testes e os relatórios de Status são documentados ao longo de todo processo da execução de testes. Cada tópico encontrado na produção deve ser reportado e tratado adequadamente. O resumo dos testes e os relatórios de fechamento são preparados e disponibilizados para os Stakeholders. O time faz a reunião de retrospectiva para definir e documentar os problemas ocorridos durante o desenvolvimento e melhorar o processo.

pesquisa PractiTest de documentação de Teste. Do STATE OF TESTING REPORT 2018

 De acordo com a pesquisa conduzida pela PractiTest, uma solução de gestão de testes QA ponta à ponta, existe um constante decréscimo na quantidade de documentação formal escrita. Esta tendência sinaliza a necessidade de tornar mais eficiente os testes por toda indústria.  

_______________________________________________________________________________________________________________

Data: 12/12/2019
Fonte: altexsoft.com
Tradução: Michael Mendes