Leia a íntegra em https://svitla.com/blog/software-engineer-vs-software-developer

Os campos da engenharia de software e do desenvolvimento de software têm por um longo tempo se comparado como termos correlatos que são utilizados intercambiavelmente sem hesitação. Experts da indústria de TI sabem a diferença entre um Desenvolvedor de Software e um Engenheiro de Software, mas eles são algumas vezes difíceis de distinguir para os olhos destreinados.

Neste artigo, percorremos contigo a jornada de comparar e avaliar como os papéis do Engenheiro de software se diferenciam dos papéis do Desenvolvedor de software. Para tal, devemos primeiro definir com clareza como cada papel contribui para seu campo específico e como atuam em comparação ao Engenheiro e Desenvolvedor de software.

O que é Engenharia de Software? Como definido pelo The Economic Times, é um “estudo detalhado de engenharia para o design, desenvolvimento a manutenção do software”. Esta coleção de palavras, enquanto simples o suficiente, podem ser “dissecadas” para explicar que engenharia de software é a aplicação de conceitos de engenharia, como princípios científicos e tecnológicos, para o desenvolvimento de software via linguagens de programação de software em uma estrutura que é sistemática e orientada a processos.

A abordagem da Engenharia de Software para o desenvolvimento de software promove o uso de praticas repetitivas, quantificáveis e sistemáticas em ambiente controlado para construir, testar, executar, manter e avaliar todos aspectos do software.

Perguntemos agora: O que é Desenvolvimento de Software?  Techopedia declara que é o “processo pelo qual software individual é criado usando-se linguagem de programação específica.” Assim, Desenvolvimento de Software é um processo lógico que é motivado e desenhado para construir soluções de software exclusivamente via codificação para resolver conjunto exclusivo de necessidades e desejos.

Em essência e dentro da estrutura do ciclo de vida do software, desenvolvimento de software está diretamente relacionado com a prática de codificar para desenvolver, testar e entregar soluções de software.

Agora que conhecemos os fundamentos do que abrange Engenharia de Software e Desenvolvimento de software, olhemos as diferenças associadas aos campos: Engenharia de Software VS Desenvolvimento de Software.

Quem é o Engenheiro de Desenvolvimento de Software?

Percebido por muitos como mais sofisticado e avançado termo na comparação entre Engenheiro de Software e Desenvolvedor de software, o Engenheiro de desenvolvimento de software pode ser visto como o viabilizador do desenvolvimento de software.

 Engenheiros de Software estão envolvidos em numerosos aspectos do desenvolvimento de software, desde a arquitetura dos sistemas, desenho, modelagem, DevOps, Teste, entrega, manutenção suporte ao usuário e mais. Eles impõe conceitos de engenharia e metodologias para desenvolver processos e arquitetar sistemas.

Tipicamente, o engenheiro de desenvolvimento de sistemas cria instruções que são entregues para os desenvolvedores de software e para os programadores codificarem. Ademais, Engenheiros de software podem operar com diferentes vendedores de software, como Microsoft Office, SAS, ERP e outros softwares prontos para serem usados. Enquanto escrevem como simples declaração, criando instruções detalhadas para programadores for uma atividade intensa para Engenheiros de software, que envolve algoritmos, diagramas, estrutura de dados, estatísticas, cartas de fluxos, impressões de desenho e mais.

 

Quem é o desenvolvedor de software?

 O desenvolvedor de software é o profissional encarregado da codificação no desenvolvimento do software. Eles vivificam as soluções de software escrevendo o código necessário para rodar a aplicação ou sistema. Ordinariamente desenvolvedores são proficientes em codificação e teste, diferentes linguagens de programação, várias plataformas de desenvolvimento e sabem como estruturar código.

Em essência, o desenvolvedor de software é tido como o indivíduo que junta os requisites e escreve o código necessário para criar a aplicação de software ou o Sistema. O desenvolvedor de software também pode ser integrado à um time de desenvolvimento. Tipicamente, desenvolvedores de software são generalistas capazes de trabalhar com diferentes linguagens e plataformas.

Objetivos – Desenvolvedor de Software VS Engenheiro de Software

Como mencionamos, é fácil confundir e misturar os papéis do engenheiro de software com os do Desenvolvedor de software. De campos diferentes á diferentes descrições de função, estes dois papéis são importates na industry de TI e como tal, cresceram exponencialmente em demanda. A principal diferença entre eles se dá em termos dos objetivos aos quais se dedicam.

Como vês, um Engenheiro de software cobre largo espectro de conhecimentos e responsabilidades inerentes ao título do trabalho. Com larga amplitude de tarefas para criar o software, engenheiros de software usam principios de sistema para conseguir que o trabalho seja feito. Tipicamente, engenheiros de software participam no ciclo de vida do desenvolvimento do software unindo as necessidades dos clientes com as soluções tecnológicas.

 Por outro lado, desenvolvedores de software trabalham profundamente no nível principal (core) de programas coputacionais. Desenvolvedores de software escrevem, testam, executam, e são responsáveis pela faceta da codificação no ciclo de vida do desenvolvimento do software.

Algumas diferenças entre Engenheiro de Software e Desenvolvedor de software incluem o seguinte:

·         O Engenheiro de Software arquiteta components de software para construir um Sistema, enquanto Desenvolvedores criam código necessário para completer o programa.

·         O Engenheiro de Software trabalha como parte de time de ewpecialistas que desenham e arquitetam grandes sistemas de software de maneira sistemática enquanto programadores têm mais Liberdade para desempenhar atividades via diferentes metódos e práticas, diferenciando um programador do outro.

·         Engenheiros de SOtware usualmente instrui Desenvolvedores sobre o que o programa do Sistema deve ser. Desenvolvedores se dedicam exclusivamente em traduzir estas instruções para código necessário para rodar o Sistema.

Concluindo

Com este artigo esperamos iluminar diferenciadores-chave abrangidos nestes dois papéis. Eles abarcam conceitos intimamente relacionados na indústria de TI e devido a relevância das funções, ambas estão fadadas à se encontrar e até a se mesclar de tempos em tempos enquanto engajadas no desenvolvimento do software.

 Em termos gerais, o conceito de Engenheiro de Software é o de um indivíduo que segue processo metodologicos para construir soluções de software, frequentemente alinhando metodologias, padrões e outros princípios científicos para conseguir seus intentos. Enquanto alguns Desenvolvedores podem acreditar nesta teoria, seu papel não é entitulado para lidar com tais tarefas. Ao invés, eles são os atores principais em termos de codificar o software. Para Desenvolvedores de Software, codificar e programar é tarefa grande o suficiente em sí mesma, sem lidar com complexidades do escopo inteiro do ciclo de vida do desenvolvimento do software, usando metodos científicos para arquitetar o sistema de software.

Para sumarizar ainda mais, e concluir nosso artigo, poremos o debate Engenheiro Vs Desenvolvedor em descanso, colocando a questão em termos simples: Engenheiros de Software arquitetam e fiscalizam todo o processo de criar e suportar software, enquanto Desenvolvedores de Software usualmente estão encarregados da dimensão da codificação da construção do software.