Pela nossa Tendência ao  TEMOR

“O Sistema está tão cheio de Falhas que teremos que cancelar o Projeto”

 

Não conseguimos processar todas as informações que recebemos pois isto nos sobrecarregaria e paralisaria. Usamos filtros seletivos para selecionar algumas e eliminar outras mas parece que temos uma propensão para selecionar histórias mais dramáticas do que histórias tranquilas.

Por isso tendemos a SUPERESTIMAR RISCOS o que só alimenta nossa ansiedade e, com este temor, distorcemos a realidade e dificilmente tomaremos as decisões acertadas.

 É paradoxal que em um mundo onde a Qualidade está visivelmente melhorando tanto gente ainda ache que a Qualidade é ruim (mesmo relatórios dramáticos como os CHAOS Reports estão demonstrando uma nítida e crescente melhoria na Qualidade de Software mundial)

Muitas falhas nos softwares sequer se manifestam na prática, Estudos demonstram que <15% das falhas existentes se manifestam como falhas ‘graves’ em produção.

Em 2018 o Brasil teve 2,2 milhões de ‘recalls’ de automóveis e menos de 15% dos clientes atenderam ao mesmo. Não temem que o defeito irá se manifestar e provavelmente só irá se manifestar em pouquíssimos casos.

O software parece pior do que é pois você dá mais atenção aos seus problemas. Aprenda a avaliar a probabilidade de ocorrer a falha e mantenha a calma para tomar as melhores decisões.

______________________________________________________

FOTO.    Martin Tornquist

                CEO  at T&M

               15  de  Março de 2019

 

Quinto Post da Série

 

Por que achamos a Qualidade de nossos Softwares pior do que é