Baseados nos principais objetivos do processo, testes podem ser de diferentes tipos.  

Aqui estão os mais populares tipos de testes de acordo com pesquisa do ISTQB.

Mais populares tipos de testes de software descritos de acordo com seus objetos, métodos aplicados e níveis de teste durante os quais são usados. 

  •  Testes Funcionais

Ganhando 83% dos votos respondents, Teste Funcional é o mais importante tipo de teste de software.  Isto é esperado, visto que sem funcionalidade não haveria uso para todos outros tipos de aspectos não funcionais do Sistema. 

Em testes funcionais, o Sistema é testado em relação aos requisitos funcionais através da alimentação do Sistema com inputs e examinando os resultados extraídos (outputs). Este tipo de testes aplica o método de caixa-preta.  Consequentemente, dá importância não para o processo em sí, mas para o seu resultado. Testes Funcionais são usualmente desempenhados nos níveis de aceitação e Sistema.

Tipicamente, o processo de testes funcionais abrange o seguinte conjunto de ações:

  1. explicitar as funções para o software desempenhar.
    2. Compor os dados de entrada, dependendo das especificações das funções.
    3. Determinar os resultados esperados, dependendo das especificações das funções .
    4. Executar os casos de teste .
    5. Justapor os resultados recebidos aos resultados esperados.
  •  Testes de Performance/desempenho

Testes de Performance foram selecionados por 60.7% dos respondentes como o mais importante tipo de teste não funcional. Testes de Performance objetivam investigar a responsividade e estabilidade do desempenho do sistema sob uma certa carga.

Dependendo da carga de trabalho, o comportamento do sistema é avaliado por diferentes tipos de Testes de Desempenho:

  • Testes de carga —  em aumento contínuo de carga de trabalho.
  • Testes de Stress — no limite ou além, de uma antecipada carga de trabalho.
  • Testes de resistência — em contínua ou significativa carga de trabalho.
  • Testes de Pico — em repentino ou substâncial aumento da carga de trabalho.
  •  Testes de Caso de Uso

É a mais disseminada técnica de teste, seguida por Testes Exploratórios. Casos de uso descrevem como o sistema irá responder dado um cenário criado pelo usuário. É orientado para o usuário e foca nas ações e atores, não levando em consideração os dados de entrada e resultados esperados. Mantendo os conceitos do projeto em mente, desenvolvedores escrevem casos de uso após completer o sistema, o comportamento do sistema é testado de acordo com os casos. Testadores por sua vez, usam os casos de uso para criar casos de teste. 

Testes de caso de uso são amplamente aplicados no desenvolvimento de testes nos níveis de Sistema ou Aceite.  Também ajudam a descobrir os defeitos nos Testes de Integração. Testes de Caso de Uso checam se o caminho utilizado pelo usuário está funcionando como pretendido e se certifica de que as tarefas estejam sendo feitas com sucesso. Apllicando Testes de Caso de Uso, os analistas podem detectar atalhos e modificar o sistema para que o mesmo tenha acurácia e eficiência.  

  • Testes Exploratórios

A Técnica de Testes Exploratórios foi descrita primeiro por Cem Kaner, professor de engenharia de software e defensor do consumidor, como “um estilo de teste de software que enfatiza a liberdade pessoal e a responsabilidade do testador individual para continuamente otimizar o valor de seu trabalho através do aprendizado relacionado a Testes, desenho de testes, execução de testes e interpretação de resultados de testes como atividades mutuamente apoiadoras que correm em paralelo durante o projeto.”  

Usando o método Ad Hoc, Testes Exploratorios não se fiam em casos de teste pré-definidos e documentados e passos de teste, como a maior parte dos tipos de testes. Ao invés disso, é um processo iterativo e livre de formas, com o foco principal em validar a experiência do usuário e não o código.  Tem muito em comum com o Ad hoc ou testes Intuitívos mas é mais sistemático. Aplicando Testes Exploratórios, testadores hábeis podem prover resultados auditáveis e valiosos.  

 

  • Testes de Usabilidade

Escolhido por 44.1% dos respondents, Testes de Usabilidade são desempenhados pela persepctiva do usuário final para ver se o Sistema é “fácil de usar”. Este tipo de teste não deve ser confundido com Testes de Aceite do usuário. O último verifica que o produto final atende ao conjunto de requisitos; O anterior garante que a abordagem de implementação funcionará para o usuário.

_______________________________________________________________________________________________________________

Data: 23/01/2020
Fonte: altexsoft.com
Tradução: Michael Mendes