Terceirizar QA é algo que todas as empresas devem considerar

 

Prática considerada como “redutora de custos”, a terceirização da área de QA evoluiu ao longo do tempo para se tornar medida estratégica. Hoje a terceirização da área de QA é comumente adotada pelas empresas para melhorar a qualidade e reduzir os custos de produtos de software, bem como das aplicações desenvolvidas para uso interno.

Se sua empresa está considerando a possibilidade de terceirizar a área de QA, mas ainda não agiu, você pode querer devotar alguns momentos para ler e digerir esta introdução aprofundada. Ela toca as razões pelas quais mais empresas estão se voltando para a terceirização de suas áreas de QA, e apresenta algumas coisas a considerar enquanto você se prepara para entrar nesta.

 

Porque a Terceirização de QA está em ascensão

O crescimento em terceirização de QA contribuiu para centros de excelência em TI emergirem em países como Belarus. Minsk, a capital de Belarus, se elevou em estatura como um destino de terceirização, sendo apelidado o “Vale do Silício da Europa Oriental” pelo Wall Street Journal.

Comparada com países da Europa Ocidental e Estados Unidos, países como Belarus, Ucrânia e Polônia certamente oferecem Testes de Software a preços mais baixos. Este é um incentivo atraente quando custos relacionados á QA se tornam uma preocupação executiva, a qual certamente fazem parte as previsões que gastos com testes consumirão 40% do total da alocação do orçamento em 2019.

Entretanto, custos não são as únicas razões que levam empresas a terceirizar Quality Assurance. Das empresas pesquisando sobre terceirização de QA com A1Q1 por exemplo, muitas enfatizam os seguintes fatos, como instrumentais em suas decisões de procurar auxílio externo.

 

Necessidade por objetividade

Quando especialistas internos performam os testes, talvez com os times de desenvolvimento também envolvidos (como é comum em organizações menores), sempre há o risco de se perder a objetividade, o que em troca causa bugs e defeitos “escapando” do regime de testes. Dado que o melhoramento da qualidade do software é a preocupação maior de 41% dos executivos das empresas de acordo com os achados do Relatório da Qualidade Mundial 2017-2018, é fácil ver porque a imparcialidade de testadores externos pode fazer com que empresas considerem terceirizar QA.

 

O Desejo de reduzir o tempo de Desenvolvimento

Outra prioridade para executivos de TI é o “tempo até o mercado” (ou o tempo que leva para implementar um sistema para uso interno). Para muitas companhias, o “Tempo até o mercado” é atualmente insatisfatório, com a produtividade do desenvolvimento minguando mais e mais á cada entrega.

De acordo com o Relatório do Estado do Desenvolvimento de Aplicações de 2017, mais de 50% dos gestores de TI e 57% dos arquitetos de soluções estão insatisfeitos com  a velocidade dos times de desenvolvimento de suas empresas, como o gráfico abaixo mostra, e estão dispostos à diminuir o tempo de desenvolvimento cortando desperdícios.

Testes mais rápidos e eficientes são passo importante na redução de desperdício e contribui diretamente para encurtar ciclos. Para empresas que reconhecem isto, aumento da terceirização de recursos internos limitados se tornou componente chave de sua estratégia de QA.

 

Mais Razões para Empresas Terceirizarem QA

Enquanto custos, objetividade e velocidade serem frequentemente citadas com razões para terceirização de QA, elas não são os únicos fatores motivadores. Outras razões porque empresas procuram parceiros externos em QA são:

– Para acessar ampla gama de plataformas e ferramentas de teste.

– Para ampliar a escalabilidade de recursos de QA.

– Para se beneficiar da eficiência e tecnologias disponíveis para empresas especializadas em QA.

– Para cobrir a falta interna de especialistas em testes e assim aliviar o fardo dos testes dos ombros dos desenvolvedores, o que é frequentemente o caso.

– Para aumentar a escalabilidade dos recursos de QA.

– Para se beneficiar das eficiências e tecnologias disponibilizadas por companhias especializadas em QA.

– Para acessar competências que estão ausentes internamente, de QA’s especializados.

Claramente, não faltam boas razões para terceirizar sua área de QA, mas isto não torna adequada a terceirização para todas empresas. Não se deve terceirizar cegamente. Como qualquer decisão estratégica, algumas importantes considerações devem ser feitas primeiro.

 

Antes de Terceirizar: Algumas coisas, a saber,

Decisões de terceirização, em geral, são mais bem tomadas com um certo grau de ponderação anterior em relação ao contexto e entornos, e a terceirização de QA não é exceção. Eis quatro pontos-chave para considerar quando pensar em como e onde procurar por um parceiro de QA terceirizado.

1) Escolha seu caminho para Terceirizar 

Terceirização de QA vem em muitos sabores e cores. Quando você começa a olhar para as opções disponíveis, você provavelmente encontrará os seguintes 3 tipos de provedores de serviço:

– Provedores especialistas em QA: Estes podem estar no seu país ou fora dele. O que eles têm em comum é que eles se especializaram puramente em Testes e outras formas de serviços de QA, que frequentemente inclui consultoria, pro caso de você necessitar.

– Provedores pulverizados de QA: Estes provedores disponibilizam sua atividade de testes para freelancers individuais. Você pode ter muitas pessoas conduzindo seus testes, mas você tem a vantagem de que seu software é testado em condições do mundo real.

– Generalistas de TI: Estas companhias oferecem QA em combinação com outros serviços de TI. Em muitos casos, eles oferecerão serviços de testes no caso de você também contratá-los para serviços de desenvolvimento. Entretanto isto pode ser útil se você precisa que desenvolvedores conserte os defeitos encontrados e identificados por testadores.

Cada um destes modelos têm suas vantagens, então é importante considerar qual tipo de solução de QA melhor atender seu projeto.

2) Decida por Terceirização, Offshoring ou ambos

Tenha em mente que tanto quanto escolher os diferentes tipos de provedores, você também precisará decidir qual a localização preferida para o seu time de Testes. Por exemplo, Terceirização de QA não precisa ser for a do país. Ao invés, você pode escolher um provedor que alocarão os recursos na sua estrutura e premissas. Este é o modelo escolhido por empresas que requerem controle direto e integração firme.

Alternativamente, você pode escolher ter um time misto, com uma proporção da equipe terceirizada de QA alocada na sua estrutura e o restante da equipe trabalhando remotamente.

Finalmente, você pode optar por contratar uma empresa que provê apenas testadores offshore, o que tipicamente tende a ser o arranjo mais barato. Se possível, tente determinar o seu modelo favorito antes de listar as opções de provedores terceirizados de QA, uma vez que muitos deles não oferecem as três opções de serviço ao mesmo tempo.

3) Evite a corrida pelo mais barato

Reduzir preço não é o mesmo que reduzir custos. É importante lembrar que a terceirização de QA pode entregar valor de inúmeras formas, mas quanto menos você quiser pagar por um serviço terceirizado, menores serão os benefícios que obterás. E você não poupará tanto quanto imagina.

Assim, procurar pelo preço mais baixo não é boa ideia mas talvez você se pergunte quais seus objetivos de seleção devem ser. A resposta dependerá das especificidades do seu projeto, mas em quase todos os casos você deve se assegurar que o provedor escolhido possa: 

– Se integrar ao seu projeto sem adicionar ineficiência ou complexidade.

– Desempenhe as tarefas de teste mais rápido do que você conseguiria com recursos internos apenas.

– Encontrar mais defeitos/bugs, mais rápido do que seus recursos internos disponíveis.

– Tornar seus processos de QA mais eficientes como um todo.

Caso você esteja pensando que alguns dos pontos acima são óbvios, você deve lembrar que pelos baixos preços dos serviços terceirizados, existam provedores no Mercado que não poderão entregar algum dos pontos ou até nenhum deles.  

4) Equilibre Preço e Valor

Se você realmente deve priorizar tendo em base o preço, tente fazer isto utilizando uma estrutura. Em outras palavras, procure o provedor de serviços que possa ticket todos itens do gráfico abaixo. Isto ao menos deve te ajudar a reter valor e evitar custos ocultos que acompanham preços baseados em barganha.  

Teste os Benefícios da Terceirização de QA

Se sua empresa é desafiada pelo custo, velocidade ou efetividade dos Teste de softwares (QA), há pouco a perder adicionando terceirização a sua estratégia. Afinal, você não precisa “se jogar de cabeça”. Você pode inicialmente tentar terceirizar em bases incrementais, aumentando o uso de recursos externos em um ritmo que te seja confortável.  

O mais importante é ter objetivos claros para a terceirização de QA e selecionar um parceiro que te ajudará desenvolver um plano e cumpri-lo, ao invés de te vender apenas um preço atraente. Para tanto, conduza pesquisas suficientes para entender o contexto de Mercado e se possível, converse com líderes de TI em outras organizações que tenham experiencia trabalhando com times de QA terceirizados.