Por que empresas precisam terceirizar suas unidades de negócios para uma companhia externa? Quando você pesquisa no Google esta questão, muitas das respostas obtidas estão relacionadas à corte de custos e aumento da qualidade dos produtos. Terceirizar uma unidade de negócios tem muitos benefícios. Economiza custos, aumenta a qualidade e permite inovação enquanto estimula alto grau de especialização. Terceirização parece ser solução esperta e apta para designar um processo de negócio de uma empresa para uma agencia externa e assim economizar muito dinheiro. Entretanto, as coisas não são assim tão simples. Há também o outro lado da moeda. Portanto é importante olhar os dois lados da moeda, os prós e contras de Terceirizar o departamento de Garantia da Qualidade (QA) para uma empresa de Testes de Software.

Comecemos com a industria de TI. Uma empresa de desenvolvimento primeiro deve contratar um grupo de desenvolvedores para desenvolver um app e então um time de testes é requerido para testar a app para garantir os requisitos, tanto técnicos quanto dos usuários finais. Para montar um laboratório de Testes, vastas quantias de dinheiro são requeridas para comprar aparatos e equipamentos. Portanto, é uma boa abordagem para uma empresa de desenvolvimento, capitalizar em suas forças de processo de negócio relativos à codagem e desenvolvimento, e contratar os serviços de uma empresa de Testes de Software para o proposito de testar e garantir a qualidade. Olhemos os prós e contras de terceirizar, e quão bom é terceirizar os testes para uma empresa especialista em Testes?

Prós de Terceirizar:

Alto grau de especialização:
Terceirizar incentiva alto grau de especialização. Empresas terceiras são especialistas em seus campos de atuação e têm as ferramentas corretas, técnicas e times para conseguir entregar os resultados esperados.   

Cortar custos:
Terceirização ajuda a minimizar custos indiretos e operacionais. Ademais, custos podem ser reduzidos através da terceirização para empresas especialistas ao invés de ter que arcar com a criação e manutenção de um departamento de garantia da Qualidade. Estas empresas especialistas atingiram economia de escala que as ajuda a reduzir e cortar custos.  

Gestão global/total da Qualidade:
Qualidade é frequentemente medida pela experiencia do usuário final sobre um produto ou serviço em particular.  A maioria das empresas de Testes têm diferentes certificações internacionais para atender às expectativas de padrão de qualidade do usuário final. Assim, é uma situação ganha-ganha tanto para a empresa desenvolvedora quanto para a Terceira (Testes de Software), enquanto o usuário recebe e aproveita o esperado nível de qualidade.

Foco nas competências Raízes (Core Competencies):
Este é um bom ponto. Terceirizar te permite ficar expert no seu próprio campo de atuação e nas competências imprescindíveis para o negócio. Você se atenta no lado do desenvolvimento da app e deixa o resto para o time terceirizado de testes. Dessa forma se torna fácil gerir coisas e tirar o melhor proveito delas.    

Conflito entre Testadores vs. Desenvolvedores
Conflitos entre testadores e desenvolvedores são mais comuns do que podes imaginar, especialmente quando trabalham para a mesma empresa. A batalha entre os dois para provar qual é o mais competente e capaz para o time de gestão da alta cúpula, e o jogo de empurra-empurra das responsabilidades podem gerar conflitos. Estes tipos de conflitos certamente não são bons para as empresas. Assim, parece uma solução apta contratar os serviços de uma empresa de testes e poupar sua empresa de possíveis conflitos. 

Contras da Terceirização:

Por outro lado, a Terceirização tem algumas desvantagens, e pode levar às seguintes situações.  

Perda de controle:
Terceirizar a Garantia da Qualidade (QA) para uma empresa externa de Testes de Software pode resultar em limitado ou nenhum controle sobre o processo. Os testadores estão trabalhando no seu projeto ou em outros? Como a empresa vai cumprir os prazos? Como a empresa terceirizada está gerindo as coisas? Os maiores problemas resultam da falta de/parca interação e comunicação.   

Performance vs. Expectativas:
Este é outro sério problema. Algumas vezes a performance da empresa Terceirizada não atende aos seus níveis de expectativa. O cliente estava esperando muito da Terceirizada em um particular orçamento e isto leva à desconfianças entre as partes.     

Problemas relativos aos prazos:
Problemas relativos aos prazos podem levar à sérios problemas. Não cumprir os prazos e datas de entregas pode levar à séria caótica de problemas.

Diferenças culturais e Confidencialidade:
Diferentes formas de fazer Negócios em diferentes regiões do mundo podem criar situações problemáticas. Diferentes práticas de negócio são costumeiras em diferentes partes do mundo, assim, disparidades entre culturas podem resultar em problemas. Confidencialidade e privacidade é outro importante aspecto antes de terceirizar um processo de negócio. Qualquer grande ideia compartilhada pela empresa pode vazar através da empresa terceirizada uma vez que ela detenha o controle sobre um processo de negócio.    

Concluindo:

Terceirização é uma forma evidente e esperta de fazer negócios.  Entretanto, existe a necessidade de se criar e se manter o nível de conforto e confiança entre as partes, e assim seguir as melhores práticas de negócio para conduzir o mesmo de forma profissional.

Fonte: softxml.com
Tradução: Michael Mendes

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